• Local
  • Artesã(o)s
  • Materiais e Processos
  • Produtos
  • Fontes

  •  Itamatatiua

Localizado a 21 km do Cujupe, terminal portuário, em Alcântara, município do Maranhão, está o povoado de Itamatatiua. O pote e a imagem de Santa Tereza D’Ávilla, padroeira do povoado, sinalizam a entrada para o local, que é uma comunidade remanescente de quilombo conhecida por sua produção de cerâmica. Este saber, conduzido de forma totalmente artesanal e com mais de duzentos anos, carrega a tradição da comunidade. O barro da região caracteriza-se por uma coloração escura, o que as artesãs reconhecem como um sinal de identificação entre seus corpos e a produção artesanal.

Nos dias atuais, o trabalho com o barro é executado por oito mulheres e acontece no Centro de Produção de Cerâmica, espaço conquistado por elas para centralizar a produção. No povoado quilombola, a extração do barro é feita em um campo da comunidade, chamado pelas artesãs de “barreiro”, quando o clima está seco. A fim de obter um barro mais livre de detritos como pedras e plantas, é necessário escavar um buraco “cuja profundidade segunda as artesãs, pode variar do ‘joelho ao peito’, ou seja, entre 50 cm a 1,20, aproximadamente”.

Além de venderem a cerâmica no povoado, também enviam produtos para venda na loja na sede de Alcântara, e assim muitas vezes recebem visitas de turistas que se informam por lá. Assim, os turistas fazem visitas ao povoado, mediados por um guia, sendo comum o acontecimento de apresentações de dança do negro e tambor de crioula, além, claro, de demonstrações por parte das artesãs de como ocorre a modelagem do barro, fatos que se manifestam como uma ponte entre o passado e o presente no quilombo.

Participantes

  • Eloísa de Jesus
  • Ângela de Jesus
  • Canuta de Jesus
  • Domingas de Jesus
  • Flor Eduarda Moraes
  • Maria de Lourdes de Jesus
  • Maria dos Anjos de Jesus
  • Nazaré de Jesus
  • Neide de Jesus
  • Rita de Jesus
  • Denise de Jesus:

 Contato

(98) 99240-6583 (Eloísa de Jesus)
(98) 99113-3998 (Denise de Jesus)
Instagram: @quilomboitamatatiua

Potes, alguidares, bilhas, moringas, cuias e bonecas do quilombo.

Artigos

Olhar, tocar e trocar: uma ferramenta em correspondência
Raiama Portela; Raquel Noronha
The collaborative turn: challenges and limits on the construction of common plan and on autonomía in design
Raquel Noronha
Era uma vez no quilombo: narrativas sobre turismo, autenticidade e tradição entre artesãs de Alcântara (MA)
Raquel Noronha
Sobre a louça, o linho e a rede: processos contemporâneos de construção de valor e identidade entre artesãs de Alcântara (MA)
Raquel Noronha

Livros

Dos quintais às prateleiras: as imagens quilombolas e a produção da louça em Itamatatiua – Alcântara – Maranhão
Raquel Noronha
Ciranda de Saberes: percursos cartográficos e práticas artesanais em Alcântara e na Baixada Maranhense.
Raquel Noronha
Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara.
Raquel Noronha

Capítulos de livros

O designer orgânico: reflexões sobre a produção do conhecimento entre designers e louceiras em Itamatatiua – MA
Raquel Noronha
Corpo e saber-fazer: da cosmologia à política
Raquel Noronha
Narrativas visuais: "ser quilombola" no Museu Afrodigital.
Raquel Noronha

Dissertações

Cerâmica do quilombo de Itamatatiua: interações do design com o artesanato voltadas à sustentabilidade.
Glauba Alves do Vale Cestari
Correspondências por meio de ferramentas de design: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?)
Raiama Lima Portela

Monografias

Território e identidade: o caso da Associação Cerâmica das mulheres de Itamatatiua.
Raiama Lima Portela
Na maré do turismo: uma pesquisa de percepção sobre o consumo do artesanato em Alcântara-MA.
Imaíra Araújo Portela de Medeiros. 
“Ela é negrinha que nem nós”.
José Araújo Lages Júnior.