- Local
- Artesã(o)s
- Materiais e Processos
- Produtos
- Fontes
- Itamatatiua
Localizado a 21 km do Cujupe, terminal portuário, em Alcântara, município do Maranhão, está o povoado de Itamatatiua. O pote e a imagem de Santa Tereza D’Ávilla, padroeira do povoado, sinalizam a entrada para o local, que é uma comunidade remanescente de quilombo conhecida por sua produção de cerâmica. Este saber, conduzido de forma totalmente artesanal e com mais de duzentos anos, carrega a tradição da comunidade. O barro da região caracteriza-se por uma coloração escura, o que as artesãs reconhecem como um sinal de identificação entre seus corpos e a produção artesanal.
Nos dias atuais, o trabalho com o barro é executado por oito mulheres e acontece no Centro de Produção de Cerâmica, espaço conquistado por elas para centralizar a produção. No povoado quilombola, a extração do barro é feita em um campo da comunidade, chamado pelas artesãs de “barreiro”, quando o clima está seco. A fim de obter um barro mais livre de detritos como pedras e plantas, é necessário escavar um buraco “cuja profundidade segunda as artesãs, pode variar do ‘joelho ao peito’, ou seja, entre 50 cm a 1,20, aproximadamente”.
Além de venderem a cerâmica no povoado, também enviam produtos para venda na loja na sede de Alcântara, e assim muitas vezes recebem visitas de turistas que se informam por lá. Assim, os turistas fazem visitas ao povoado, mediados por um guia, sendo comum o acontecimento de apresentações de dança do negro e tambor de crioula, além, claro, de demonstrações por parte das artesãs de como ocorre a modelagem do barro, fatos que se manifestam como uma ponte entre o passado e o presente no quilombo.
Participantes
- Eloísa de Jesus
- Ângela de Jesus
- Canuta de Jesus
- Domingas de Jesus
- Flor Eduarda Moraes
- Maria de Lourdes de Jesus
- Maria dos Anjos de Jesus
- Nazaré de Jesus
- Neide de Jesus
- Rita de Jesus
- Denise de Jesus:
Contato
(98) 99240-6583 (Eloísa de Jesus)
(98) 99113-3998 (Denise de Jesus)
Instagram: @quilomboitamatatiua
Potes, alguidares, bilhas, moringas, cuias e bonecas do quilombo.