- Local
- Artesã(o)s
- Materiais e Processos
- Produtos
- Fontes
- São João dos Patos-MA
São João dos Patos é um cidade assentada no Sertão Maranhense, situada a 570 km de São Luís, com 24.928 habitantes (IBGE, 2013) e que possui uma significante produção de bordados, principalmente do tipo ponto-cruz. Tal particularidade cultural, além de ser extremamente comum na cidade, constitui-se como uma atividade passada de geração em geração, e que se caracteriza por ser uma técnica, ao mesmo tempo, primitiva e contemporânea, já que se encontram diversas iniciativas que buscam a inovação no que diz respeito à construção dos negócios e a uma vida sustentável ao longo da cadeia produtiva do bordado.
Três mulheres que tem o nobre oficio de enfeitar objetos do dia adia por meio do bordado. Em cada trabalho elas contam e recontam suas vidas através dos pontos. E a cada ponto surgem novos bordados e novas histórias sobre a vida, sobre a cidade de São João dosPatos e especialmente sobre as tantas Marcelucias, Joelmas, Daianes, e muitas outras que tem em suas mãos, em qualquer tempo e lugar, sempre algo a dizer. Privilegiadas com esse presente do aprendizado do bordado que vem de suas outras gerações, exerceram suas habilidades e talentos na Associação de Mulheres da Agulha Criativa - AMAC durante muitos bons anos.
Contato
- Joelma - (99) 98462-4522
- Marcelucia - (99) 98154-3044
- Daiane - (99) 98430-4397
Dentre os materiais utilizados, as bordadeiras usam o linho, que é o tecido base para qualquer peça de bordado em São João dos Patos. O linho utilizado é o misto, com têxtil, e é geralmente comprado em lojas de tecido na cidade. As linhas usadas no bordado ponto-cruz são: linha Mercer crochet, 100% algodão egípcio, a linha renascença, e a meada anchor Mouliné, 100% algodão, duplamente mercerizada. Já a linha música, 100% algodão é utilizada para fazer a bainha/barra das peças.