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  • Cururupu

Cururupu é um minicípio situado ao norte do estado do Maranhão, há 226km via ferryboat. Lá é intensa a produção artesanal relacionada ao Bumba meu Boi. Aqui apresentamos o processo produtivo do Boi da Rama Santa, o representante do sotaque costa de mão no Maranhão, que pode ser considerado um sotaque de resistência, por haver menos de dez bumba-bois desta natureza.
Também apresentamos o trabalho em bordado de Jadson, que trabalha com seu pai Jogico, atendendo a diversos grupos de Bumba meu Boi da região.
O trabalho do bordado é de extrema precisão, e envolve temas do imaginário local, como personagens históricos, religiosos, imagens ligadas à natureza e à política.  

  • Josael
  • Luíza
  • Jadson

Contato

  • (98) 98567-9239 (Luíza)
  • (98) 98466-3493 (Jadson)

O processo inicia-se com os desenhos de Josael (81 anos), senhor de poucas palavras, porém grandes habilidades manuais. Oficialmente pedreiro, Josael começou a desenhar em 1949, quando pela primeira vez desenhou João Batista, batizando Jesus no rio Jordão. Atende à demanda da maioria das organizações de boi da sua região, mas não trabalha só para eles, também desenha para as escolas de samba e para os que mais necessitarem de suas habilidades.

Ao conversarmos mais com Josael sobre como ele produz os desenhos, em que se inspira, ele nos conta que desenha baseado no que vê, o que vê na rua, o que vê nos livros, nas coisas que pensa (imaginação), tudo a seu gosto e modo. Tudo à mão livre, sem uso de “máquinas”, como nomeou, e/ou materiais mais elaborados de desenho. Após desenhado, Josael só começa o processo de pintura depois de saber qual a cor base da peça (se calça, camisa, peitoril, couro etc.) em que serão aplicados seus desenhos, para fazer o contraste adequado a cada elemento.

A etapa do bordado vem em seguida. Aqui apresentamos o trabalho de Luiza, do Boi da Rama Santa.
É utilizando os desenhos que Josael faz que Luiza inicia alguns de seus bordados para o Rama Santa, assumindo a posição de bordadeira oficial. Usando os desenhos de Josael, Luíza transfere para o tnt, pinta a imagem e espera secar. Após seco, costura a imagem recortada na peça a ser bordada e começa o seu trabalho, contornando, geralmente com miçangas, e depois preenche o contorno com canutilhos, principal material de seus bordados. Luiza nos conta que o avesso do bordado tem igual ou maior beleza que o próprio bordado feito nas peças. A artesã leva em torno de quinze dias para realizar o bordado em uma camisa e é reconhecida pela comunidade pela sua grande habilidade e domínio da técnica.

Os desenhos, que servem como moldes, dão origem às peças de bordado em miçangas e canutilhos, como calças, camisas, peitoris e couro do boi.
Ciranda de Saberes: percursos cartográficos e práticas artesanais em Alcântara e na Baixada Maranhense.
Raquel Noronha; Andréa Katiane Costa; Gisele Saraiva; Márcio Guimarães; Raiama Portela